Novidades

Tapetes arraiolos

Será muito dificil averiguar-se em que época se começaram a fabricar tapetes em Portugal , assim como será impossivel afirmar-se qual foi a técnica empregada na manufactura dos primeiros tapetes portugueses. Pode supor-se que estes , em tempos remotos , teriam sido manufacturados semelhantemente ás esteiras( visto que estas são de origem anterior aos tapetes) e que , com o decorrer dos tempos, os seus processos de fabrico teriam , naturalmente , evoluido ; mas , devido á falta total de documentos ou referências comprovativas sobre ambos os factos, quaisquer hipóteses que se formulem sobre eles , nao podem ser aceites sem as maiores reservas.
Na verdade, nada sabemos sobre a manufactura de tapetes nem sobre as suas técinicas de fabrico, dentro do território ibérico português, durante o período da ocupacao mourisca, nem mesmo depois disso, até ao seculo XIV.
Toadavia, é sabido que os povos norte-africanos, a´pós a sua expansâo pela Península Ibérica mantiveram ]com esta, durante séculos, profundas relaçoes políticas e humanas, transmitindo aos peninsulares algumas das suas artes, entre elas a da fabricaçao de tapetes.
Sobre a existência de tapetes portugueses anteriores aos de arraiolos pode afirmar-se que, pelo menos, desde os principios do seculo XV se manufacturavam tapetes nas oficinas mouriscas existentes em lisboa e que essa laboracao desfrutava da protecao real. Os documentos mais antigos que se conhecem a este respeito parecem ser os do século XV que foram encontrados por Souza Viterbo, em que escreveu: “…..O fabrico dos tapetes no nosso país vem muito antes do seculo XVI e nelle se exercitava um raça cuja habilidade, neste ramo de trabalho , era proverbial….Essas oficinas tinham um caracter pratico, educativo, correspondendo ás escolas industriais da actualidade…Os nossos monarchas favoreciam as oficinas mouriscas, privilegiavam-nas, com a condicao porém de nellas se educarem certo número de aprendizes. O mais antigo documento que encontrei a seu respeito é do reinado de D. Joao I ….Tudo porém faz supor que as oficinas dos tapoeceiros é do reinado mouros existiam muito anteriormente aquele reinado e que remontassem até ao tempo em que a monarchia goda foi conquistada pelos árabes”.

This Post Has 1 Comment

  1. Sr. WordPress disse:

    Olá, Isto é um comentário.
    Para excluir um comentário, faça o login e veja os comentários de posts. Lá você terá a opção de editá-los ou excluí-los.

Leave A Reply